Saturno nas casas: Saturno na casa 11

Saturno na casa XI
saturno casa 11

Pode ser que você tenha muitos amigos mais velhos, por quem se sinta muito responsável. Você é tão sensível e reservado que pode achar difícil se aproximar de quem quer que seja. A sua necessidade de ser respeitado pelos seus pares é maior que a sua necessidade de ser amado. 

Você compensa suas inseguranças íntimas através do trabalho dedicado e dos
envolvimentos permanentes. Entretanto, sua lealdade a amigos e causas é inabalável. Os aspectos desafiadores podem frustrar muitos de seus desejos e fazer com que você sofra de solidão. Ou então pode se tornar um exibicionista. Você dá afeto, mas não consegue aceitá-lo tranquilamente; muitas vezes você se retrai.

Saturno é por natureza ambivalente quanto à principal verdade da 11ª Casa: a necessidade de nos tornarmos mais do que já somos. Por um lado, Saturno é atraído pela tentação de qualquer coisa que ofereça maior segurança e prestígio; mas por outro fica muito atemorizado com o pensamento de ter de abrir e expandir suas bem-guardadas fronteiras. 

Quando os que têm Saturno na 11ª Casa sentem uma necessidade permanente de se unir a outros ou fazer parte de um grupo ou de um círculo de amigos, eles muitas vezes se sentem sem jeito ou retraídos em tais situações. Alguns reagem corretamente, evitando esse tipo de contatos sociais, mas mesmo assim perdem a oportunidade de crescer e aprender algo nesta importante área da vida. 

Pessoas com Saturno na 11ª Casa normalmente têm de dar um duro danado para desenvolver as qualidades que conferem à pessoa o rótulo de "bom amigo". Ao contrário do exemplo acima, algumas podem ser demasiadamente rígidas e formais com um amigo, como se tivessem medo de dar um passo em falso ou que um sócio tirasse vantagem dele.

Algumas vezes amigos tendem a ser sentidos como um fardo, uma restrição ou uma responsabilidade. Elas podem preocupar-se pelo fato de um amigo as rejeitar ou as criticar; ou, então, às vezes, elas mesmas tendem a se sentir frias e críticas, em relação aos outros. 

Eventualmente, escolhem sócios mais velhos e maduros, que tenham tido mais experiência nesta área e que possam servir de modelo ou de professores a respeito de como se comportar. Saturno na 11ª Casa também pode sofrer de solidão e isolamento por falta de companhia. No entanto, se as dificuldades são encaradas e examinadas, Saturno nesta casa tem capacidade para amizades leais e duradouras. 

Experiências semelhantes podem ocorrer em grupos, clubes ou organizações. Embora os que têm Saturno na 11ª Casa nem sempre se sintam à vontade em situações grupais, este é precisamente o lugar onde mais podem aprender sobre si mesmos e sobre os outros. 

É possível que pertençam a um grupo que limita ou restringe de algum modo sua liberdade ou assume pesados deveres e responsabilidades administrativas dentro de um clube ou organização.

Veja também: Planetas nas casas e nos signos ; Saturno nas casas e Saturno nos signos .
Mostre aos amigos :

Veja também



sentiment_satisfied Emoticon