Facebook Twitter Google RSS

24 de julho de 2016

Arcanos maiores - A Temperança - Carta XIV

Eduardo Klinger     17:59  

Interpretação da carta da Temperança

Você aprenderá sobre a carta do Tarô A Temprança XIV:

    tarot significado da temperança xiv
  • Ornamento comum
  • Palavras-chaves
  • Simbolismo da carta da Temperança XIV
  • Significado da carta da Temperança XIV
  • Características da carta da Temperança XIV
  • Atributos da carta da Temperança XIV



Ornamento comum:  


  • Um anjo de duas asas tocando a terra
  • Dois jarros de cores diferentes
  • Água vertendo de um jarro ao outro


Palavras chave:



  • Meditação
  • Extremismo
  • Integridade
  • Ajuste
  • Cura
  • Paciência ou moderação

Simbolismo da carta da temperança

xiv temperança no tarot               O anjo, símbolo de conforto e ajuda espiritual possuí sua própria hierarquia, nesta carta, a figura do anjo é ornamentada com duas asas abertas e os pés tocando o chão, cujo simbolismo alude algum sinal de alerta ou possível perigo, uma vez que não é comum um ser angelical tocar o chão, sua natureza é etérea e não terrena. Então, nessa ilustração o arcano da temperança revela o principal mistério: Intervenção cármica e, simultaneamente, proteção espiritual.

           O anjo segura dois jarros, símbolo da alma, do coração e de todos os sentimentos, de cores opostas, representando a dualidade universal, positiva e negativa. Um jarro contém a energia solar (Ação) e o outro a energia lunar (Passividade), alguns tarôs representam isso com um jarro de ouro, elemento alquímico do sol, e outro jarro de prata, elemento alquímico da lua.

                         Esse movimento serve para encontrarmos o equilíbrio perfeito entre os dois, e para isso, o tempo nessa carta parece parar. Rompemos com o passado e devemos nos adaptar e deixar o horizonte  chegar até nós. Apesar de ter simbolismo masculino e feminino nas mãos, atitude e passividade, o anjo parece apenas equilibrá-las e não necessariamente fazer alguma coisa. Pois não fazer nada, também é uma forma de ação, mas ele apenas equilibra as forças.

 Significado da carta da Temperança

tarot significado da temperança xivEsse arcano sugere reconciliação com a vida, renovação do equilíbrio entre o sentimento e o pensamento, razão e emoção, um momento de trégua e adaptação com o meio ambiente e uma reflexão necessária em busca da paz interior. Revela também que há uma interferência de ordem superior ou espiritual, além da sua vontade pessoal, sendo urgente a aceitação das limitações.

Mas atente que esse arcano não nega a conquista, todavia é muito difícil para o consulente aceitar o tempo imposto por terceiros ou a longa espera para a vitória. E é longa mesmo, pois quando essa carta aparece, seja indicando tempo ou não, a espera é muito longa.

Características da Temperança

Essência: Conciliar, harmonizar, renovar e esperar.
significado temperança no tarot xiv
Definição: Longevidade, adaptação e serenidade são a marca desse arcano; nada é fácil ou realizador no presente, mas solucionável e conclusivo ao longo do tempo. Adiantamentos e suspensões das atividades.

Advertência: Manter os ideias até o fim, não desistir dos projetos, mesmo que deseje suspendê-los. A felicidade é possível, mas a longo prazo.

Atributos da Temperança

Material: Lentidão na realização dos projetos, atrasos, conciliação e trégua que geram harmonia momentânea; negociação e acordo que resultam em longo prazo renovação.
Mental: Paciência, bons pensamentos e ideias perfeitas, adaptações e flexibilidade, planejamento e reflexão excessiva; ponderação e análise demasiada.
Sentimental: Tranquilidade ou tédio nas relações afetivas, calmaria ou preguiça em expressar o amor, amor enfadonho e sem perspectivas. Grande amizade ou cumplicidade.
Espiritual: Forte proteção cármica para que ninguém possa interferir; cura, evolução e regeneração da alma. Purificação das energias negativas.
significado da temperança xiv no tarot

Negativo/Invertido: Precipitação e inabilidade nos acordos; realização imediata, mas com prejuízos, discórdias, desuniões e impaciência. Frivolidade e negligência.
Obstáculo/Oposição: Falta de reflexão e acordo que gera conflitos, cuidado com a ansiedade, pois falta serenidade para enfrentar os obstáculos.
Orientação/Conselho: Deve-se ser moderado e aceitar os limites do tempo; ter paciência e buscar a harmonia entre todos; espere com serenidade e será vitorioso; não é o melhor momento para discutir.

Veja todas as outras cartas dos arcanos maiores: Veja aqui.

Veja todas as outras cartas dos arcanos menores: Veja aqui.

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.