Facebook Twitter Google RSS

15 de agosto de 2016

Mitologia egipcia: Deusa Bastet e Anubis historia

Eduardo Klinger     18:06  

Deusa Bastet significado

Nomes: Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato")
Descrição: Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Parentesco: Filha de Rá e Ísis

Cônjuge: de Anubis – Em alguns relatos- e Ptha – ocasionalmente.
Já foi esposa-irma de Rá, tendo com ele Nefertum e Mihos.

Símbolos: são colares, olho de Rá. Escaravelho, sistro e ankhe (também conhecida como cruz ansata) e o gato, que era considerado a deusa encarnada.

Cores: É o verde dos campos, o preto, o ouro e o branco

Incenso: Canela, jasmin, lavanda, lótus, rosa, sândalo e baunilha.

Flores: Flores comestíveis, girassóis, rosas, lótus, margarida e lírio.

Povo: Egípcio

OferendasAçafrão, Caramelo, Chocolate, Canela, Água fria, flores comestíveis, Limões, leite, hortelã-pimenta, vinho de ameixa, carne vermelha, Assado ou assado de carne, Sushi, Chá, Baunilha.

Itens:
Espelhos, Facas e espadas, Jóia, Perfumes, Pena, conchas

Pedras:
Âmbar; Aventurine; Bornite; Olho de gato; Cobre; Hematita; Labradorite; Malaquita; Opala; olho de tigre

Datas comemorativas:
15 de Abril Dia de Bast
Aproximadamente início de março - Festa da Mastigar cebolas para Bast
Cerca de meados de Junho - Festa de Bast de Mennefer
Cerca de meados de Setembro - Saq-Bast Ankh-tawy (Vida-de-duas-Terras, nome do complexo necrópole / templo em Mennefer [Memphis])
Aproximadamente 24-25 dezembro - Festa de Bast & guardiões de Bast das Duas Terras.

Títulos:
Senhora devoradora; Senhora do Oriente; A portadora da Luz; Senhora da verdade; Deusa da Câmara do Nascimento; Patrona de Bubastis; Senhora da Vida; Senhora das Duas Terras; Ela que protege as Duas Terras e o Akhu; Deusa da família e do lar; Senhora de Perfumes; A grande; Dando toda a vida; Quem cria a transformação no campo; Senhora do santuário; Senhora do céu; Bast, a enfermeira; O olho de Rá.

Rege: A fertilidade, o prazer, a abundância, protege os lares, os animais, as mulheres, principalmente as grávidas, tem poder sobre eclipses solares, protege de doenças e maus espíritos, e rege os partos, o fogo, a dança, as artes, a beleza, a sedução e música.

RituaisO historiador Heródoto (aprox. 480-425 a. C.), falando de tais festas no templos egípcios , escreveu:
mitologia egipcia

                " Os egípcios celebram todos os anos grande número de festas. A mais importante e cujo cerimonial é observado com maior zelo é a que se realiza em Bubastis. A vida em Bubastis por ocasião das festividades transforma-se por completo. Tudo é alegria, bulício e confusão. Nos barcos engalanados singrando o rio em todas as direções, homens, mulheres e crianças, munidos, em sua maioria, de instrumentos musicais, predominantemente a flauta, enchem o ar de vibrações sonoras, do ruído de palmas, de cantos, de vozes, de ditos humorísticos e, às vezes, injuriosos, e de exclamações sem conta. Das outras localidades ribeirinhas afluem constantemente novos barcos igualmente enfeitados e igualmente pejados de pessoas de todas as classes e de todos os tipos, ansiosas por tomar parte nos folguedos, homenagear a deusa e imolar em sua honra grande número de vítimas que trazem consigo e previamente escolhidas. Enquanto dura a festa, não cessam as expansões de alegria, as danças e as libações. No curto período das festividades consome-se mais vinho do que em todo o resto do ano, pois para ali se dirigem, segundo afirmam os habitantes, cerca de setecentas mil pessoas de ambos os sexos, sem contar as crianças. "


                Deusa Solar, mas quando os gregos invadiram o Egito, a associaram com a deusa Artêmis, assim Bast deixou de ser a deusa solar e passou a ser a deusa Lunar.
Mitos sobre Bastet

 Mitos da deusa Bastet


                 Bast é associada como o lado dócil e amável da furiosa e impiedosa deusa Sekmet. As lendas contam que o Deus Rá mandou Sekmet,aconselhado por Toth, para castigar a humanidade que conspirava contra ele, porém a deusa se levou pela ira que foi tamanha, que o próprio deus Rá percebeu que não restaria mais humanos se algo não fosse feito. Então ele embebedou a deusa Leoa com com cerveja avermelhada, devido à sua semelhança com sangue. Assim surgiu Bastet, um lado mais dócil e gentil. 


deusa bastet oração


Eu vos saúdo, oh! deusa bastet!
Rainha dos gatos, da noite e das grávidas.
Oh senhora protetora! Protege me do mal.
Teus belos olhos de gato veem tudo na escuridão.
Nada escapa do teu olhar.
Os olhos de Bastet vem tudo no véu da noite.
Então oh deusa, vê também meu coração.
De coração puro e sincero te invoco! Te saúdo e te adoro.

Oh poderosa deusa da noite, põe em mim tuas bençãos e proteção.
Conceda-me teus olhos que veem na noite,
Para que eu veja o mal.
Conceda-me um coração amável como o seu.
Deusa eu te saúdo e te agradeço por tudo.
Muito obrigado.
Que assim seja e assim seja feito!

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.