Facebook Twitter Google RSS

30 de setembro de 2016

O que é Wicca bruxaria e paganismo?

Eduardo Klinger     17:30  

O que é wicca bruxaria e paganismo?

             Muitos se perguntam o que é Wicca. Se você é pai e seu filho disse que é ou quer ser wicca/wiccano sei que está muito preocupado. Mas eu insisto, não há nada em se preocupar desde que mantenha a calma e reflita sobre o que vou explicar agora. Então eu lhe aconselho ler este outro post sobre O que é Wicca? 06 Mitos da religião. 
             Mas antes, vamos aos termos acima; Bruxaria se refere a fazer magia, que é mudar a realidade de acordo com a sua vontade, e há diversas formas de se fazer isso. Paganismo são crenças pré-cristã, ou seja, a crença e costume de povos antes da Era Cristã. E o Wicca é uma religião Neopagã, ou seja, que vem com um novo paganismo, uma crença que tem características pré-cristãs, mas que incorpora algumas coisas da modernidade.

1º O que é Wicca?

Uma religião neopagã que tem costumes anteriores da era cristã criada por Gerald Gardner na década de 1950, a ideia era resgatar o verdadeiro lado do paganismo que foi escondido. Devido à perseguição da Igreja Apóstolica Católica Romana às religiões pagãs da época, ideias que bruxas eram adoradoras do Diabo se espalharam rapidamente destruindo o que de mais belo há na religião. Mas sobre esse assunto falo mais no outro post que citei acima. A wicca é uma religião muito ligada à natureza, por isso é comum que alguns wiccanos sejam vegetarianos ou veganos e se preocupem com questões ambientais e com os animais. Mas lembrando, adotar este estilo de vida não te faz um wiccano.


2º Quais as crenças da Wicca?

Primeiro a Wicca é politeísta, ou seja, crer em mais de um deus. E em sumo, wiccanos creem em um casal divino, diferente do cristianismo que só tem deus, que nas nossas cabeças vem como aspecto masculino já que ele é o deus pai. Na wicca há o deus e a deusa, aqui se encontra a polaridade do universo, ou seja, tudo tem um lado negativo e positivo; Inclusive Deus, que para eles é deus e deusa, masculino e feminino.
Mas mesmo com este casal divino, a wicca é muito aberta para outros cultos, então é comum wiccanos cultuarem mais de dois deuses, podendo até adotar um panteão, caso ele siga alguma tradição ou deuses de panteões diferentes, o que é perfeitamente aceitável na wicca.


3ºWicca e a Magia

A Wicca crer na magia, ou seja, ela acredita que é possível transformar o mundo de acordo com a sua própria vontade, nas religiões neopagãs é comum acreditarmos que tudo na nossa vida foi consequência nossa, tanto as coisas boas como as coisas ruins, isso significa que os deuses não nos castigam nem nos privilegiam diretamente na nossa vida. Mas como em toda religião teísta, é possível pedir ajuda às divindades.



4º Rituais wiccanos

Na wicca há o que se é chamado de Roda do ano, que é um ciclo das estações do ano, em cada período, que são totalizados em oito, é feito uma comemoração, que pode varia entre festas ou pequenos rituais. Estes rituais foram incorporados e adptados pela igreja cristã, então você vai encontrar muitas semelhanças destas épocas festivas pagãs com as cristã. Chamados de Sabbats. São eles:

  • Yule (Natal)
  • Imbolc
  • Ostara (Páscoa)
  • Beltane
  • Litha
  • Lughnasadh
  • Mabon
  • Samhain (Dias das bruxas)

Outros rituais wiccanos são a celebrações das fases lunares. Normalmente, variando entre os covens ou os praticantes, podem comemorar a cada lua cheia ou a cada lua nova, o que só acontece uma vez por ano, mas em algum mês ocorre o que chamamos de lua azul, que é a segunda lua cheia no mesmo mês, sendo assim, acontece 13 celebrações à lua em um ano e essas celebrações chamamos de esabbats.



5º Wicca é a crença no pós morte.

Para a wicca não há um livro sagrado ou textos também sagrados nos dizendo tudo que devemos acreditar, por isso, costumo dizer que wicca é mais uma prática, pois cada praticante vai ter suas próprias crenças e convicções que podem ser completamente diferentes entre eles mesmo. Então não há uma crença oficial sobre o que é a morte, mas a maioria crer na reencarnação da alma e também na Summerland, terra do verão, que seria como um paraíso para aonde todos vão depois da morte.

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.