Facebook Twitter Google RSS

21 de dezembro de 2016

Deuses gregos/romanos : Pan ou Fauno

Eduardo Klinger     13:06  

Pan deus grego da luxuria

faunoRaça: Deus telúrico

Aspectos: Deus das florestas e bosques; Deus do rebanho; Deus da pecuária; Deus da agricultura; Deus da profecia.

Cônjuge: Há diversas versões (ora Fauna, ora Selene, etc)

Filiação: Júpiter e a cabra Amaltéia

Descendentes: Faunos (sátiros)

Aliados: Saturno; Ceres; Apolo; Proserpina; Príapo; Baco.

Plantas relaccionadas: Cipreste; azevinho; pinheiro; parreira; centeio; junco; capim-limão.

Atributos e símbolos: Flauta-de-Pã (siringe); bode; lobo; azevinho; pinha.

Festival romano:  15 de Fevereiro (em seu aspecto como Lupércio)

"Io Pã! Io Pã! Do mar de além; vem da Sicília e da Arcádia vem!" – Aleister Crowley

Fauno seria equivalente a Pã, na Grécia. Fauno é um Deus ancestral dos romanos. Ele é representado como um homem de aspecto silvestre, e com pernas e chifres de bode. Ele é um Deus da agricultura, da profecia, e, principalmente, do gado. seu epiteto mais comum como Deus do rebanho é" Lupércio" (Lupercus: aquele que repele os lobos), logicamente ele repele os lobos para que estes não devorem o rebanho.

deus pan
Como um Deus rústico das florestas, Fauno é chamado pelo epiteto de "Silvano". Sua principal função como Deus das florestas é a profecia. Foi o mais antigo Deus cultuado para oráculo em Roma. Suas profecias se dão nas florestas e por meio de sonhos, portanto tem-se que fazer oferendas ao Deus e dormir em florestas sagradas a Ele para receber profecias. Fauno (Pã) é associado à constelação de Capricórnio.

 Fauno e os faunos:

Fauno também é um Deus bardo e montanhês, criador da flauta-de-Pã. Na antiga Grécia, ele era cultuado dessa forma, e era chamado de Pã. Existe nas montanhas e florestas criaturas bardas chamadas faunos (ou sátiros, na Grécia), muitas vezes é dito que são filhos de Fauno, mas de uma coisa sabemos, eles são a essência de Fauno nas áreas silvestres, são espíritos da fertilidade, entidades masculinas que representam o prazer primordial e o bucolismo campestre. Sátiros são tarados pelas ninfas, que também vivem nas florestas e montanhas. Eles representam o animado (reino animal) e elas o inanimado (reino vegetal e mineral). Sátiros e ninfas se completam formando a essência criativa da natureza. Alguns faunos (sátiros) costumam ser seguidores de Baco, junto com as bacantes, pois também representam o prazer primordial e instintivo.

Fauno, rei itálico:

Fauno era também o terceiro rei do Lácio, na Itália. Filho de Pico com a bruxa Circe. Diz-se que seu culto como Deus surgiu por Fauno ser um rei que trouxe grande progresso na agricultura dos povos da Itália. Segundo Virgílio (séc. I a.C.), Latino, seu filho, foi advertido no sonho por Fauno, que sua filha, Lavínia, deveria casar-se com um estrangeiro, e desta união surgiria uma raça que dominaria o mundo, os romanos. Este estrangeiro era o troiano Enéias, filho de Vênus (Afrodite). Podemos perceber que o rei Fauno estava morto quando anunciou a seu filho por um sonho, anunciou talvez por mediunidade ou de um plano espiritual superior, que manteve contacto com seu povo por meio dos oráculos.

Seu culto na Itália, como Lupércio, era realizado em santuários. O principal festival era chamado Lupercal, e era realizado no monte Palatino, na gruta de Rômulo e Remo (onde foram criados pela loba). Seus sacerdotes atendiam a quem buscava fertilidade, sobretudo nos rebanhos. o festival ocorria no dia 15 de Fevereiro, com a finalidade de purificação e fertilidade, onde os sacerdotes vestiam as peles dos bodes sacrificados, e com tiras de couro das peles dos bodes corriam dando chibatadas nos participantes, sobretudo em mulheres inférteis, com a finalidade de obter fertilidade e purificação. Faziam isso até a carne dos participantes ficarem vermelhas. O vermelho era uma cor sagrada em Roma, simbolizava fertilidade. Hoje, devido a repressora cristianização, o festival foi substituído pelo dia de São Valentim (conhecido como dia dos Namorados). É dito que a loba Capitolina que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo é na verdade Fauno, que se transformou numa loba.


Procurando por outra divindade? Veja a lista dos deuses gregos .

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.