Facebook Twitter Google RSS

25 de dezembro de 2016

Mitologia grega: deusa demeter caracteristicas

Eduardo Klinger     19:27  Comentários

Deusa Deméter e suas características

ceresRaça: Deusa Olímpica-telúrica (Cronida)

Aspectos: Deusa da agricultura; Deusa dos cereais; Deusa das estações do ano.

Cônjuge: Amante de vários mortais

Filiação: Cíbele e Saturno.

Descendentes: Proserpina; Pluto.

Aliados: Gaia; Juno; Júpiter; Fauno; Fauna; Cíbele; Pomona; Baco; Diana.

Plantas relaccionadas: Cereais em geral; datura; manjerona; estrepeiro; cipreste.

Atributos e símbolos: Foice; espigas; cornucópia.

Signo associado: Virgem.

Festival romano:  12 a 19 de Abril (o dia em que o trigo espigava)

Ceres (ou Deméter, em grego), é a Deusa dos cereais, da colheita, agricultura e ciclos anuais da terra, é a padroeira dos agricultores. Com seu irmão, Júpiter, gerou Proserpina (personificação dos ciclos anuais), com o mortal Iásio gerou Pluto (personificação da abundância). Ambos os seus filhos representam cada uma de suas partes.

Ceres é muito conhecido pelo mito do rapto de Proserpina: Plutão, cansado de viver sozinho em seu palácio no Submundo, resolve se unir com uma Deusa, mas nenhuma delas queria viver eternamente nas trevas do mundo Inferior. Plutão viu um dia a bela Proserpina, filha de Ceres, colhendo flores com as ninfas Oceânides. Ele então aparece diante dela vindo de uma fenda no chão, em sua carroagem puxada por cavalos negros. Plutão então a rapta e a leva consigo para as profundezas. Ceres ficou desesperada por não encontrar a filha. Vagou por toda a Terra a procura dela, esquecendo seu papel como Deusa da agricultura, fazendo com que a terra fique infértil. Na cidade de Elêusis, Ceres ensinou aos mortais o segredo dos ciclos, os segredos da morte e do renascimento, gerando uma grande seita mística conhecida como "Mistério de Elêusis".

Hécate e o Sol ajudam Ceres a encontrar a filha, até que descobrem que ela está com seu irmão Plutão nas profundezas da Terra. Ceres então pede a ajuda de seu outro irmão, Júpiter, para obrigar Plutão a devolvê-la. O senhor do Submundo aceita, porém se Proserpina haver comido algo de seu mundo, ela terá que permanecer. Proserpina havia comido algumas sementes de romã, então Plutão e Ceres fazem um acordo: Proserpina passa três meses com Plutão, e o resto do ano com a mãe. E durante esses três meses, Ceres se entristece por não ter a filha por perto, fazendo com que venha o período infértil da terra (início do outono).

Os Mistérios de Elêusis eram os cultos místicos de maior importância na antigüidade clássica. Nesses cultos, cultuava-se o ciclo anual das estações, a ida e a volta de Proserpina (nascimento, morte e renascimento). Os rituais e os cultos eram fechados e os segredos eram guardados apenas aos iniciados. Sinais desse culto podem ser observados em práticas iniciáticas modernas. Entre os romanos, os culto secretos à Ceres eram realizados freqüentemente apenas por mulheres.

Foi Ceres que ensinou aos mortais o cultivo da terra para a agricultura. Durante a vida, ela descobriu os segredos da terra, do plantio, e ensinou às pessoas de seu povo, recebendo crédito em várias outros clãs e povos, sendo considerada uma Deusa, a Deusa da agricultura. Hoje ela se encontra num outro plano, no Olímpo, zelando a quem pede-lhe auxílio.

,

0 comentários :

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.