Facebook Twitter Google RSS

21 de dezembro de 2016

Deuses gregos/romanos: Hecate deusa tríplice significado

Eduardo Klinger     13:19  

Hécate deusa tríplice significado

Raça: Deusa Ctônica


Aspectos: Deusa lunar; Deusa das bruxas; Deusa da magia; Deusa dos espíritos; Deusa das encruzilhadas; Deusa da mediunidade; Deusa dos marginalizados.

Cônjuge: Não possui.

Filiação: Astéria e Perses.

Descendentes: Circe.

Aliados: Ártemis; Selene; Zeus; Hades; Perséfone; Nix; Tânato; Hipnos; Héstia; Mercúrio.

Plantas relacionadas: Alho; anis; avelã; cânfora; camélia; sândalo; eucalípto; olíbano; mirra;  cipreste; papoula; datura; teixo; mandrágora; dama-da-noite; acônito; dente-de-leão; beladona; erva-cidreira.

Atributos e símbolos: Tochas; serpentes; Crescente Lunar; cães; trindade divina.

 Festival grego:  13 de Agosto.

Cópia romana de Hécate


Hécate (Associada com a Deusa romana Trívia) é uma Deusa misteriosa. Não sabe ao certo a origem de seu nome. Alguns dizem ser do grego, que significa "distânte" , outros opinam que seu nome é egípcio que significa "todo o poder". Hécate sempre foi vista como uma Deusa imaculada, iluminada, que sabe todos os segredos ocultos do Universo (ou soube durante a vida terrena). Com o avanço das sociedades patriarcais, Hécate começou a ser mais temida e obscura. 

Diziam que ela ordenava os fantasmas e maus espíritos durante a noite, e causava os pesadelos durante o sono.
Muitas feiticeiras da época seguiam devoção à Hécate, sacrificavam-lhe cães e cordeiros negros nos seus dias cultuais, uma das suas sacerdotisas míticas foi Medéia. Em seus ritos ocultos, a sacerdotisa costumava incorporar a Deusa para realizar trabalhos mágicos e aconselhar os fiéis. Algumas feiticeiras também mantinham culto a Ártemis. É interessante notar que enquanto Hécate é a Deusa da noite obscura e da lua nova, sua prima, Ártemis, é a Deusa da noite encantadora e da lua crescente.

Hécate costuma ser considerada filha de Nix em algumas tradições. Hécate também é uma Deusa Tríplice. Ela possui três aspectos, a virgem (ascenção), a mãe (auge)  e a anciã (declínio), isso também a torna uma Deusa do destino (veja Moiras).

Outro facto interessante é que toda Deusa lunar, relaccionada ao oculto, possui uma trindade, seja de qual religião for. Talvez essa triplicidade seja a base para tudo no Universo. A triplicidade simboliza o eterno ciclo que flui em todas as coisas.

A encruzilhada se associa à Deusa logicamente por ser um encontro de três caminhos. Também é interessante notar que encruzilhadas sempre são associados a vórtices e espíritos (moiras, lares, exus, pombagiras, etc). Hécate é a guia dos espíritos, senhora dos ciclos de reencarnação. Uma oferenda bastante comum desde antigamente é deixar cabeças de alho em um pequeno empilhado de pedras numa encruzilhada, geralmente era feito por viajantes, pedindo proteção à Deusa durante seu rumo.

Hécate é uma Deusa privilegiada, a quem Zeus muito respeita. Ela tem direito em partes de todos os três mundos. O poeta grego Hesíodo (séc. VIII a.C.) escreveu em seu livro Teogonia um hino inteiramente em homenagem a Hécate, onde conta suas ascendências e seu domínio em todos os três mundo, concedido por Zeus. Ela ajudou Zeus na guerra contra os Titãs. Zeus amou sua mãe, Astéria, e sua tia, Leto, na qual gerou dele Ártemis e Apolo.


Hécate é chamada pelos nomes de Soteira e também de Enódia. Ela é representada como uma mulher (ou três mulheres) segurando tochas e serpentes, ou uma mulher de três facetas, segurando tochas e serpentes, com uma coroa com o símbolo da Crescente Lunar. Seus lugares de culto são cemitérios, bosques, fronteiras, encruzilhadas, principalmente em noites de lua nova. Hécate é bastante cultuada por religiões neopagãs actuais, sobretudo a wicca, onde ela costuma ser associada inteiramente à Deusa Tríplice (princípio feminino, na wicca).

Procurando por outra divindade? Veja a lista dos deuses gregos .

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.