Facebook Twitter Google RSS

24 de dezembro de 2016

Mitologia grega: Poseidon deus grego

Eduardo Klinger     16:07  

Poseidon deus grego

Raça: Deus Olímpico-aquático (Crônida)

Aspectos: Deus dos mares; Deus do Mediterrâneo; Deus da ilusão; Deus Rei do mar.

Cônjuge: Salácia (Anfitrite)

Filiação: Cíbele e Saturno

Descendentes: Tritão; Belerofonte; Boetus; Heleno; Agenor; Belo; Leuconoe; Hirieu; Abas; Efóceo; Evadne; Megareu; Cigno; Anceu; Anteu Pélias; Neleu; Eupemo; Lico; Nicteu; Eumolpo; Polifemo; Caríbdis; e o carneiro Crisómalo.

Aliados: Pontos; Proteu; Nereu; Apolo .

Plantas relacionadas: Cedro; lótus; mirra; hibisco; plantas marinhas.

Atributos e símbolos: Tridente; cavalo; golfinho.

Signo associado: Peixes.

Festival romano:  23 de Julho.

mitologia grega
Neptuno, também chamado pelo nome grego de Poseidon, ou Posidão, é filho de Cíbele e Saturno, e rei do mundo aquático. Desde que seu irmão, Júpiter, obrigou seu pai a vomitá-lo e a seus irmãos, Neptuno se aliou a seu irmão junto aos outros irmãos numa luta contra os Titãs. Neptuno recebeu o tridente dos ciclopes, após ele e seus irmãos os libertarem. O Deus também é chamado de "Treme-terra", devido ao seu poder de comandar terremotos e outras catástrofes, sobretudo no mar.

Durante a fundação da cidade grega de Atenas, os Deuses Neptuno e Minerva (Atena), se ofereceram para serem padroeiros da cidade. Seria escolhido aquele que fizesse algo útil ao povo ateniense. Poseidon fez surgir um pequeno lago de água salgada, enquanto Minerva fez surgir uma árvore de pequenas frutas pretas (oliveira). Os atenienses então escolheram Minerva, e por isso colocaram o nome da cidade de "Atenas", em homenagem a ela.

Zeus e Apolo já tentaram fazer um motim para destronar Júpiter, porém não conseguiram, então foram castigados a ajudar o rei de Tróia. Apolo foi punido a pastar ovelhas na cidade de Tróia, e Neptuno foi punido a construir as muralhas da cidade de Tróia. Aquela muralha ficou tão sólida e protegida, que os gregos aqueus, após a Guerra de Tróia, jamais conseguiram derrubar as muralhas. Odisseu, rei grego de Ítaca que participou da guerra, teve a ideia de atravessar as muralhas dentro de um grande cavalo de madeira, onde puderam em frente aos portões, como se fosse um presente de rendimento. Os troiano levaram o cavalo para dentro e festejaram a vitória. 

Durante a noite, quando todos já estavam bêbados, os guerreiros aqueus saíram do cavalo e começaram a atacar, vencendo a guerra (leia a Ilíada). Neptuno, que apoiava os Troianos, se vingou de Odisseu, fazendo com que ele perca o rumo no mar na volta para sua terra.

Neptuno é um dos vários Deuses que possui o tridente (podemos ver este símbolo em divindades de várias religiões). Seu domínio é os mares, os oceanos, que se estendem até os confins do mundo. São, simbolicamente, as fronteiras do universo, cingindo todos os outros Reinos. As três lâminas do tridente simbolizam os três mundos em equilíbrio, contudo também simboliza a iniciativa ao divino e a purificação, simbolizado, cabalisticamente, pelas cinco esferas inferiores da Árvore da Vida.

Neptuno foi responsável pelo surgimento do carneiro Crisómalo, que tinha a pelagem de ouro (Tosão de Ouro), no qual possui muitas lendas a respeito. Leia Argonautas para conhecer os vastos mitos do Tosão de Ouro.

Neptuno era muito cultuado por navegantes, que lhes pediam ventos favoráveis e uma viagem tranqüila. O mais comum sacrifício a Neptuno é o cavalo. 

Lenda de Poseidon e Medusa


Medusa já foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e toadas as mulheres a invejavam. Mas medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e virgem, ela estava além dos desejos masculinos, por isso as servas do templo de Atena deveriam ser virgens. Mas Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa virgem dentro do templo de Atena. 

A inocência de Medusa foi roubada e sua vida mudaria para sempre. Por ter profanado o templo da deusa, Atena despertou sua ira, mas não sobre Poseidon(como deus masculino, o que ele fez não a surpreendeu) aos olhos de Atena era medusa quem devia ser castigada. Ai então a vitima se tornaria a acusada. Atena roga uma sentença arrasadora sobre Medusa e então, Medusa de bela se torna um monstro. Quem a olhasse se petrificaria

,

Quem sou Eu?

Astrólogo, Tarologo e graduando de Filosofia.

Já pensou?

RECEBA HORÓSCOPOS GRÁTIS

Acompanhe o site

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Proudly Powered by Blogger.